Saudade do Iguaçu aposta em preservação do meio ambiente com coleta de lixo seletiva.

Município intensifica campanha de separação de lixo para ter melhor aproveitamento de recicláveis.

O objetivo desta ação é facilitar e agilizar o processo de separação manual feita pelos trabalhadores do aterro sanitário municipal, além de aumentar a quantidade de resíduos recicláveis recuperados.

Atualmente, chegam no aterro muitos materiais considerados recicláveis misturados com resíduos úmidos, impossibilitando a destinação final correta destes materiais, o que por sua vez, acarreta no descarte feito na “vala”, de materiais que poderiam ser reciclados.

A partir da data em questão, 1º de setembro, todo o lixo deverá estar separado em seco e úmido. O lixo seco é aquele que pode ser reciclado, como o papel, pacotes e embalagens plásticas, vidros e metais como latas de alumínio. O lixo úmido é aquele que não pode ser reciclado e vão para a “vala”, que são os restos de comida, fraldas descartáveis, lixo de banheiro e guardanapos. Nas residências onde não ocorrer à separação, o lixo não será coletado.

De acordo com o Secretário de Meio Ambiente, Leonildo Daló, a coleta de resíduos nas comunidades do interior será agendada, sendo coletado apenas o lixo seco. “A primeira coleta ocorreu no dia 22 de agosto em algumas comunidades. Já no dia 29, realizamos uma segunda coleta nas demais localidades do interior. O caminhão passará somente nas linhas de ônibus, e o lixo deve ser depositado 1 dia antes da coleta para evitar que não seja coletado caso o caminhão já tenha passado no local. A coleta vai acontecer uma vez ao mês, sendo que a data e o roteiro serão sempre divulgados no rádio.” Disse Daló.

A Administração Municipal através da Secretaria de Meio Ambiente informou que, containers para lixo seco, estão sendo disponibilizados nos pavilhões das comunidades, destinados a atender a demanda dos pavilhões e igrejas.

Por Ademir Hanzen com assessoria municipal de Saudade do Iguaçu.


Curta e compartilhe:

Acompanhe no Facebook:

Deixe um comentário: