Papa Francisco nomeia sulinense Dom Geremias Steinmetz como novo arcebispo de Londrina.

Dom Geremias Steinmetz tomou posse na Arquidiocese de Londrina no sábado dia 12.

O sulinense dom Geremias Steinmetz tomou posse da Arquidiocese de Londrina no último sábado, dia 12 de agosto, cerimônia ocorreu na Catedral Metropolitana. Aproximadamente 70 sulinenses foram até Londrina acompanhar a cerimônia.

Dom Geremias recebeu o báculo das mãos do arcebispo antecessor, dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida (SP), e do administrador apostólico, dom Manoel João Francisco, bispo de Cornélio Procópio.

A posse também contou com a participação do presbitério, seminaristas, religiosos e religiosas da arquidiocese e bispos do Paraná.

A emoção tomou conta quando a mãe de dom Geremias, Ana Maria Bierger Steinmetz, levou a imagem de Nossa Senhora Aparecida até ao altar, acompanhada pela Juventude. Um manto azul cobriu a assembleia conforme a imagem avançava pela nave da Catedral.

Conheça um pouco da trajetória de Dom Geremias Steinmetz na vida religiosa:

Nascido em 26 de fevereiro de 1965, na comunidade de Sede Ouro, interior de Sulina (PR), Dom Geremias deu início à vida religiosa em 1977, quando entrou para o Seminário Menor São João Maria Vianey, em Palmas.

Foi ordenado padre no dia 9 de fevereiro de 1991 por Dom Agostinho José Sartori na Igreja Matriz Sagrada Família de Sulina. Dom Geremias foi ordenado bispo em 25 de março de 2011 pelo papa Bento XVI, tomando posse na Diocese de Paranavaí no mesmo ano.

Mestre em Liturgia pelo Instituto Salmo Anselmo, em Roma, Itália, dom Geremias exerceu várias atividades antes do episcopado. Já foi Vigário Paroquial na Catedral do Senhor Bom Jesus, em Palmas (PR); reitor do Seminário de Filosofia Bom Pastor e diretor do Instituto Sapientia de Filosofia; Coordenador Diocesano da Ação Evangelizadora da diocese de Palmas – Francisco Beltrão.

Também já exerceu os postos de assessor diocesano da Pastoral da Criança, da Liturgia e da Catequese. Atualmente, dom Geremiaz é membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e vice-presidente do regional Sul 2 da CNBB.

No dia 14 de junho de 2017 Dom Geremias Steinmetz foi nomeado Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Londrina pelo Papa Francisco, sendo transferido da Diocese de Paranavaí onde atuava desde 2011 como bispo.

Dom Geremias Steinmetz tem como seu lema episcopal “Reconheceram-no ao partir o pão”.

Por Ademir Hanzen.

Fontes: cnbbs2.org.br e cnbb.net.br

Fotos: Arquidiocese Londrina – Fotógrafos: Douglas Estevam e Wellington Ferrumge.

Ana Maria Bierger Steinmetz, mãe de Dom Geremias. Foto Wellington Ferrumge
Foto Wellington Ferrumge

 

Foto Wellington Ferrumge

VEJA MAIS FOTOS AQUI:

Posse Dom Geremias

Celebração Eucarística de Posse Dom Geremias


Curta e compartilhe:

Acompanhe no Facebook:

Deixe um comentário: