Paranaenses vistam países na Europa que investem em tecnologia de produção de energia elétrica por fonte renovável.

Energia renovável é aquela que é produzida através de matérias primas onde às fontes são naturalmente reabastecidas como sol,  o vento, a chuva, o movimento das marés e combustível através da biomassa.

A energia da biomassa é a energia que se obtém durante a transformação de produtos de origem animal e vegetal para a produção de energia calorífica e elétrica. Na transformação de resíduos orgânicos é possível obter biocombustíveis como o biogás, o gás de síntese (gasogênio), o bioálcool e a biogasolina. Alguns países investem pesado em pesquisa para o desenvolvimento de tecnologias na produção e utilização de energia renovável. A Faep (Federação da Agricultura do Estado do Paraná) enviou m grupo de pessoas entre representantes de sindicatos e outras instituições aonde este grupo visitou alguns países da Europa que trabalham esse método sustentável de produção de energia. O delegado do Sindicato rural de São João Roque Garmus foi uma dessas pessoas e conta a nossa reportagem o processo de produção de energia nesses países: “… nós fomos em um grupo de trinta e cinco pessoas que visitamos a Alemanha, a Áustria e a Itália. O foco da visita foi à energia alternativa, por exemplo, a de biomassa, a energia solar e elétrica. No Brasil nos temos a demanda e suprida através das usinas hidrelétricas na sua grande parte. Como a Alemanha é um país muito desenvolvido, industrializado a necessidade de energia é muito grande, eles não têm o que nós temos aqui no Brasil como grandes rios para produzir energia elétrica então eles tiveram que optar pela energia renovável…” frisou Roque Garmus.

Ainda segundo ele, o sistema de produção de energia elétrica nesses três países segue rígidos programas de controle de qualidade e sistemas rigorosos de proteção ao meio ambiente.  Segundo informações a Alemanha consegue suprir a sua necessidade em aproximadamente 87% (oitenta e sete por cento) utilizando as tecnologias de produção de energia renovável. A Itália é referencia na produção de energia solar. A fonte de produção de energia elétrica da Áustria é 100% (Cem por cento) renovável.

Outros países que são destaque em produção de energia renovável: China, Japão, Estados Unidos, Espanha, Índia, França, Reino Unido e o Brasil.

 

Por Douglas Nunes – Repórter Portal SJ.

 


Curta e compartilhe:

Acompanhe no Facebook:

Deixe um comentário: